top of page
65h52qv.jpg
Foto Ana Tália.jpg

Ana Tália Guilherme

“Uchôa?! Um paraense no Ceará. Ele sempre faz questão de mostrar a cultura daquele lugar com tanto orgulho, que nos deixa com vontade de conhecer aquilo tudo. Um cara mega inteligente, entende de tudo um muito, é tanto que atua nas duas áreas. Sabe tanto que a fala não consegue acompanhar o raciocínio, fala rápido demais. Mas ele se empolga tanta falando, que é muito bom de ouvir. Um cara muito organizado, apesar do quadro todo rabiscado tentar provar que não. Um cara super alto-astral, anima as aulas e o departamento também. Um cara que se preocupa com os alunos, que sempre pergunta como estamos, que fica feliz por nossas conquistas, que nos incentiva a crescer, mas que também sabe como dar um puxão de orelha.

Cara, ele é um artista também, e lá no DET tem uma obra de arte para provar.”

15032092_1149192388498268_4982172736405564529_n.jpg

Samir Auad

Aprendo com o Prof. Uchôa desde meu terceiro semestre, onde errei pela primeira e única vez um azimute. Depois desse período de sala de aula, aprendi com ele em outros vários espaços da vida, sendo uma figura fundamental na minha escolha pelo mestrado e também pela carreira acadêmica, onde, sem dúvida, é um dos meus maiores exemplos. Um profissional, ser humano e amigo a quem muito admiro. Espero um dia ser um bom professor, a altura do mestre que ele foi pra mim, assim como também sempre terei na pessoa dele essa figura de amizade, admiração e profundo respeito.

jorge ferreira.jpg

Jorge Ferreira

Embora nunca tenhamos trabalhado juntos ao longo de minha graduação, o Prof. Uchôa foi uma peça importante na minha trajetória acadêmica. Nunca me saiu da cabeça o dia 23/02/2012, na primeira aula de Topografia do semestre o Prof. Uchôa indaga à turma quem dali era oriundo de escola pública. Timidamente eu e pouquíssimos colegas levantamos a mão respondendo afirmativamente àquele questionamento. Este foi o gatilho que o Prof. Uchôa usou para se apresentar e contar um pouco de sua história pessoal e profissional. Saí daquela aula motivado e cheio de expectativas quanto à disciplina (que aproveitei ao máximo e hoje também ministro na UFC Campus de Crateús), mas sobretudo o seu exemplo me despertou um sentimento de inspiração e identificação. Foi por meio da disciplina de Topografia, mais precisamente pelo seu professor, que eu me aproximei do DET e pude conhecer o que hoje é minha principal área de atuação. Apesar de sua postura leve e sempre bem humorada de tratar as pessoas, nesses quase 10 anos de convivência o Prof. Uchôa sempre mostrou-se íntegro e comprometido com suas atividades.

sameque.jfif

Sameque Farias

"Quando ingressei no Doutorado em Engenharia de Transportes na UFC, o Professor Carlos Uchôa, com o seu discernimento e direcionamento, soube apontar diversos caminhos para dar suporte às ferramentas de pesquisa. Após três anos, a tese encontrava-se bem estruturada e desenvolvida, foi quando acabei obtendo aprovação para ocupar uma vaga de professor substituto de matemática aplicada para a engenharia no IFCE. Por fim, hoje me sinto preparado profissionalmente para encarar os desafios da vida acadêmica."

fernanda.jfif

Fernanda Damasceno

O Uchoa foi meu professor lá pelos anos de 1995 na antiga Escola Técnica Federal do Pará (ETEFPa). No curso de Estradas, onde logo tínhamos uma carga horária muito concentrada da disciplina de topografia que ele lecionava. Acho que minha turma foi uma das primeiras turmas dele talvez. Mas Uchoa teve como característica sempre levar muito a sério seu ofício de professor. Já tentava estipular para um grupo de adolescente premissas valiosas para nossa vida profissional futura. Necessidade de concentração na hora das atividades, de campo principalmente, qualidade técnica dos produtos que tínhamos de entregar das nossas atividades e cumprimento de prazos. Na época talvez isso foi interpretado como um ambiente muito rigoroso, mas certamente vi que no mundo profissional tais premissas são fundamentais para nosso sucesso. Mas como aluna do Uchoa eu tinha a possiblidade a inteira e completa disponibilidade de um professor totalmente envolvido em repassar com adequada metodologia todo seu conhecimento técnico. Sou muito grata ao Uchoa e muitos outros professores(as) da ETEFPa. Pois certamente nossa experiência de ter tido mestres como os que o ensino técnico nos proporcionou, me preparou muito melhor para a vida acadêmica da graduação que se seguiu logo após meu curso técnico e depois para a vida profissional.  Aliás afirmo que minha base técnica topográfica foi obtida essencialmente durante as aulas ministra das pelo Uchoa e outros professores da ETFPa. E que sorte eu ter tido mestres como o Uchoa. E que bom saber que ele continua com a árdua missão de atuar no ensino público no Brasil. 

Fernanda de Figueiredo Damasceno 

Geóloga - Gerente de Projetos em Meio Ambiente na Usina Hidrelétrica de Estreito. 

antunildo_edited.jpg

Antunildo Junior

" Ele possui um método de ensino muito atraente porque ele não é apenas aquele cientista neutro, alheio ao objeto de estudo, é daqueles professores que ensinam cirurgicamente os princípios da Geomática, ademais relacionando às principais aplicações práticas e ainda com direito a divertida contextualização histórica. Costumeiramente de bom humor e descontraído, consegue ser muito rigoroso, realista e ao mesmo tempo muito empático às nossas dificuldades na posição de aluno. Enfim, além de meu orientador considero um grande amigo torcedor do Remo sofredor kkkkkk, que tenho muita admiração, o Uchôa possui seu jeito positivamente rigoroso que consegue extrair o melhor dos seus aprendizes, diversas vezes acreditou na minha capacidade quando nem eu mesmo achava que possuía, sou muito grato e a ele devo meus conhecimentos.

Fernanda de Figueiredo Damasceno 

Geóloga - Gerente de Projetos em Meio Ambiente na Usina Hidrelétrica de Estreito. 

Redes Sociais

  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn
  • Instagram
miriti-6-1920x1271.jpg

© 2023 por Augusto Uchôa. Criado com Wix.com

bottom of page